terça-feira, outubro 20, 2020
Home > Artigos > Quero abrir um negócio: por onde começar?

Quero abrir um negócio: por onde começar?

Quer abrir o tão sonhado negócio? Está a fim de virar patrão? Então você está no lugar certo. Esse é um questionamento comum da maioria dos brasileiros que sonha em fundar a própria empresa e se tornar seu próprio patrão. Contudo, pode não ser tão simples assim de realizar.

Não basta ter uma boa ideia, é preciso um bom planejamento estratégico e financeiro para entender as reais possibilidades de crescimento do seu empreendimento. Quer saber quais são os primeiros passos para ter sucesso nesse caminho? Confira!

 

Identificando as oportunidades

Todo negócio bem-sucedido começa com a identificação de oportunidades. Isso acontece quando o empreendedor percebe uma falha no mercado e oferece ao consumidor um produto ou serviço que possa atender as suas necessidades do momento.

 

Conhecendo o consumidor

As demandas pelos seus serviços surgem quando os clientes começam a ter necessidade de consumir aquilo que você oferece. Por isso, é fundamental participar de feiras e eventos que seu público frequenta, a fim de estreitar o contato e o relacionamento entre as duas partes.

 

Identificando os seus fornecedores

Os fornecedores estão na outra ponta da cadeia produtiva, mas são igualmente importantes para seu empreendimento. Afinal, seu relacionamento com eles definirá a lucratividade do negócio. É importante verificar se há fornecedores locais para concretizar parcerias, viabilizando a diminuição de custos com transporte. Certifique-se também de que esses fornecedores sejam confiáveis e pontuais.

 

Elaborando um plano de negócios

Para elaborar um plano de negócios realmente eficiente, é preciso compreender os processos que ajudam a consolidar uma empresa. E outros questionamentos igualmente importantes devem entrar em pauta para ajudar a encontrar o melhor caminho para o sucesso. Como:

  • Qual o perfil do público que consumirá seus produtos e serviços?
  • Qual é a estimativa de volume de compras por cliente?
  • Qual será a frequência de consumo dos seus produtos ou serviços?
  • Onde os seus clientes estão localizados?
  • Como atingir e fidelizar seus clientes?
  • Qual o volume mínimo de vendas para que seu negócio seja lucrativo?

 

Na próxima vez que você disser a si mesmo “quero abrir um negócio”, já sabe por onde começar!

gestão online, comercial, contábil, empresarial e industrial