terça-feira, outubro 20, 2020
Home > Artigos > Quanto custa a implantação de um sistema ERP?

Quanto custa a implantação de um sistema ERP?

Uma dúvida que assola e muito os empreendedores é quanto custa a implantação de um sistema ERP. Bom, antes de mais nada é bom informar que depende muito da sua empresa, do segmento, do tamanho e de quantos usuários irão usar o sistema.

Antes de mais nada é preciso fazer algumas perguntas. O que sua empresa precisa? Quais módulos ela está realmente precisando? Qual sistema reduzirá os custos e o retrabalho? Posso confiar nessa empresa? Os preços são bons? Testei os sistemas? Esclareceram minhas dúvidas? O suporte é rápido e eficiente?

Muitas empresas só prometem. O ideal é que você pesquisa bastante e teste todos os sistemas. Não tenha medo de perguntar. Atendente não morde. Teste os sistemas, veja se ele atende o seu negócio e se ele ajudará a resolver os problemas que precisam de atenção. Após isso, aposte em um sistema que aumentará a eficácia gerencial do seu negócio.

Separei alguns tópicos que você precisa verificar antes de adquirir um sistema ERP.

Os custos para a contratação

Uma dúvida que pode estar assolando a cabeça de muitos empreendedores é: quanto custa a contratação de um sistema ERP? São variados os custos demandados para a contratação, desde o investimento em infraestrutura, até o valor de customização do sistema. Não se tem valores específicos, há variação de R$19,00 até acima de R$1.000,00, dependendo da sua empresa. Por isso vale a pena não ter medo de testar. Teste quantos software você puder!

Licença de Uso

Há diversas modalidades de venda e aluguel para adquirir a licença de uso do sistema. É possível obter a licença vitalícia, que seria a compra do sistema, ou efetuar contratos de locação, em que o usuário paga mensal ou anualmente. Ainda é possível variar o valor de contratação conforme os módulos adquiridos.

Custos de manutenção e suporte

Muitas empresas de cobram um custo de manutenção, que pode variar conforme os módulos, tipo de licença adquiridos e a manutenção realizada.

Todo sistema ERP oferece sistema de suporte e ajuda para os usuários, que pode ser Premium, e certamente terá custos. Geralmente suportes Premium incluem treinamento e consultoria personalizada.

Customização

Muitas empresas de oferecem a possibilidade de customizar os ERPs, visando melhor atender às necessidades dos clientes. Estas customizações podem gerar mais custos, já que a empresa terá que modificar os módulos para atender especialmente a um cliente.

Lembre-se, os sistemas ERPs vieram para simplificar e otimizar a gestão da empresa. Portanto, simplificar a contratação deste sistema com estas dicas é fundamental para o sucesso da implantação dos ERPs.

gestão