sexta-feira, outubro 23, 2020
Home > Artigos > Planejamento estratégico eficiente em 4 passos

Planejamento estratégico eficiente em 4 passos

Gerir uma pequena empresa pode ser uma tarefa muito mais complicada do que parece. É normal ser tomado pelas atribuições diárias, e simplesmente não conseguir parar por um momento para traçar um planejamento estratégico eficiente. Afinal, qualquer atividade que aparece pode ser definitiva para o futuro daquela organização, e não fazê-la, pelo motivo que for, pode ser um tremendo erro, não é mesmo?

Elaboramos três passos para criar um bom planejamento estratégico e alavancar de vez as atividades da sua empresa. Confira logo abaixo!

  1. Articule sua visão – seu propósito, missão e valores

Como líder, é essencial que você crie e articule uma visão central da companhia. Isso é o primeiro passo para guiar o seu planejamento estratégico. Após construir essa visão, defina uma meta concreta para ser alcançada a longo prazo. Agora, você precisa definir como você irá alcançar seu objetivo principal. Quais são as ações que devem ser tomadas para cumprir o seu propósito a longo prazo.

  1. Entenda como a estratégia guia o planejamento

Agora é a hora de você definir as virtudes da sua empresa e, assim, traçar as estratégias mais apropriadas para transformar o primeiro passo em algo real. Identifique de três a cinco táticas, a partir de suas maiores qualidades, todas elas com foco total no cumprimento da sua missão a longo prazo.

  1. Estabeleça um ritmo

Um bom planejamento estratégico não é algo que será feito de uma só vez. Você não vai simplesmente se sentar um dia, criar todo um guia de ações e pronto. Leva tempo e você pode aprender novas estratégias ou até mesmo descobrir erros na estrutura do seu modelo. Estabeleça um roteiro de reuniões para tratar desse assunto. Durante elas, discuta o que vem dando certo e o que não vem, e mude o que for preciso.

  1. Planejamento estratégico vira realidade com uma ferramenta de gestão

Sistemas de gestão podem te ajudar a ter um melhor controle sobre as atividades da sua empresa. Desse modo, fica muito mais fácil estabelecer aquilo que realmente importa para o futuro da companhia, fazer com que seus colaboradores trabalhem nessas atividades e, com isso, alcancem o seu verdadeiro potencial.

gestão online, comercial, contábil, empresarial e industrial