quarta-feira, outubro 28, 2020
Home > Uncategorized > Para o sucesso empresarial, uma boa conversa é a base de tudo

Para o sucesso empresarial, uma boa conversa é a base de tudo

Uma boa conversa consegue esclarecer, aproximar, equilibrar e sobretudo trazer a tão desejada prosperidade. Humildade combinada com conhecimento aliada a empatia fazem da conversa a grande aliada do sucesso empresarial.

 

Não pense que se trata de enrolação ou enganação quando pensamos em uma boa conversa. Há quem pense que isso significa “passar uma conversa”… nada mais errado. Enganar nunca dá certo, pois a pessoa enganada acaba sabendo o que ocorreu e se sente frustrada, ou ainda opta por nunca mais querer retomar o contato. Daí a negociação acaba, a amizade acaba, o que restou acaba. Mas uma boa conversa pode sim resgatar elos perdidos, esclarecer assuntos obscuros, trazer luz ao que está escondido e pode efetivamente colocar valores em risco. Uma boa conversa é o que está sempre na pauta do sucesso empresarial.

Uma boa conversa pressupõe honestidade, clareza na exposição dos pontos e valores, preparo para ouvir a outra parte, a outra pessoa e humildade para propor a conversa. Sim, humildade, deixar o orgulho de lado, a razão alardeada, a prepotência e dar o primeiro passo para que as coisas se esclareçam e um novo rumo seja dado ao que for, desde uma desavença corporativa até a conquista de um novo cliente.

Uma boa conversa aproxima, desmistifica e consegue trazer os valores que realmente importam numa negociação. Lembro que negociamos o tempo todo, não só na hora de cobrar, comprar e vender; é algo que permeia todo nosso cotidiano, e o meio mais comum para negociar é pela conversa, que hoje vai além do presencial – está na rede social, na internet, nos e-mails. Conversar estando pronto para falar e principalmente ouvir, muitas vezes resgata um vínculo perdido, refaz a história confusa e abre a possibilidade de grandes amizades, contratos, aquisições e oportunidades profissionais. A boa conversa pode e deve ser leve, alegre (sim, é possível ser sério e alegre, pense nisso), e com a disposição de resolução, de conclusão boa para todos os envolvidos.

Todos precisamos de todos ao nosso redor para viver, e ninguém faz nada sozinho. Mais do que o aspecto profissional, precisamos conversar com disposição para fazer desta conversa uma verdadeira oportunidade seja pessoal ou profissional. Pratique boas conversas com as pessoas que o cercam, desde os seus colaboradores aos seus clientes, desde os amigos e também os desafetos. Evite situações nebulosas e abra o espaço da vida, que é tão preciosa, para a luz que só uma boa conversa é capaz de clarificar.

 

 

Fonte: Portal Contábeis