sábado, outubro 24, 2020
Home > Artigos > Os 10 maiores desafios da contabilidade e como superá-los

Os 10 maiores desafios da contabilidade e como superá-los

contabilidade, gestão, empresarial

Você sabe quais são os 3 maiores desafios da contabilidade? E mais, como superá-los? Ao pensar num contador trabalhando, você ainda imagina um profissional atrás de uma mesa cheia de relatórios, com uma calculadora na mão, preocupado apenas com os dados financeiros da empresa?

Hoje em dia, os processos burocráticos e legislações estão exigindo cada vez mais do profissional contábil, que precisa estar sempre atualizado e preparado para os desafios.

As mudanças tecnológicas e as novas legislações impactaram e muito o cenário no qual o profissional precisa atuar. Isso se traduz em novos desafios da contabilidade e exige que o contador esteja pronto para enfrentá-los.

Quer saber quais são esses desafios? Continue a leitura para conhecê-los e saber como superá-los.

Contrato de prestação de serviços?

Um dos maiores problemas enfrentado pelos escritórios de contabilidade são as atribuições sobre a prestação de serviço. Durante anos a categoria contábil se depreciou pelos leilões de honorários e prestação de serviços ao qual não compete ao contabilista.

Neste processo, o empresariado brasileiro “acostumou-se” com as vantagens desta disputa por clientes, causando interpretações erradas sobres as reais atribuições do escritório contábil.

No contrato de prestação de serviços devem estar claro e objetivo os termos da prestação que devem ser:

  • Prazos para o fornecimento de informações;
  • Período mínimo de retorno a solicitações; – Fornecimento completo de documentações que envolva a entidade e seus representantes;
  • Tornar explícito as informações sobre os encargos e adicionais sobre serviços não relacionados.

Acesse o link abaixo para ver um modelo de contrato completo de prestação de serviços no site do CFC:

http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/contrato_prest_ser.pdf

 

LEMBRE-SE SEMPRE! O contabilista é um prestador de serviços fundamental para a gestão de uma empresa e não o secretário do empresariado.

 

A era da informação

Vivemos em uma era que apresenta um fluxo de informações completamente dinâmico e não permite que a contabilidade e suas atribuições sejam excluídas desse processo.

O profissional contábil precisa rapidamente se adaptar a esses novos processos que movimentam a era da informação para estar preparado para as novas mudanças burocráticas que o fisco vem implantando.

As mudanças referentes a legislação são constantes e manter-se sempre atualizado se faz necessário para atingir o nível mais alto em uma boa prestação de serviços.

Um diferencial que com certeza aumenta a cartela de clientes de um escritório contábil é a qualidade e rapidez dos serviços prestados. E como atingir isso?

Estar sempre atualizado e preparado para as legislações do fisco é um ótimo começo. Os caminhos são muitos: cursos, palestras, atividades e congressos oferecidos pelos conselhos da categoria contábil assim como a “Educação Profissional Continuada” oferecida de modo online em alguns CRCs.

Contabilidade Digital?

Autenticar e armazenar arquivos de Notas Ficais Eletrônicas (NF-e), Documento Auxiliar da Nota Fiscal (DANFE), Livros Diários, Balancetes e Balanços, dentre outras obrigatoriedades, nunca foi tão fácil quanto agora.

Os milhares de papéis e arquivos físicos de outrora agora podem ser substituídos por arquivos do tipo XML, compatíveis com vários sistemas de contabilidade, e ter a sua autenticidade validada em alguns minutos.

Render-se à contabilidade digital não é apenas seguir uma tendência, mas cumprir com as exigências legais que cada vez mais estão se informatizando.

Além de agilizar a rotina dos escritórios de contabilidade e facilitar a escrituração e apresentação das obrigações fiscais, a contabilidade digital vem facilitando o arquivamento e agilizando a fiscalização por parte dos órgãos públicos.

LEMBRE-SE! O profissional contábil precisa estar preparado para as mudanças, tanto relacionadas à legislação, quanto tecnológicas. Por isso adaptação e foco são primordiais, e isso o contador tem de sobre, não é mesmo?

Preciso saber as tendências de mercado da contabilidade?

Os escritórios atuais precisam estar a par e 100% atualizados e preparados para a era da informação. Os futuros clientes precisam confiar a empresa a outra empresa.

Se houver uma reforma tributária que simplifique o pagamento e as obrigações fiscais, quantos e quais seriam os clientes que permaneceriam fiéis e solicitando serviços?
Veja abaixo algumas tendências que podem garantir uma boa vantagem e diferencial competitivo para os escritórios de contabilidade, confira:

Invista no atendimento ao cliente

Atender bem ao cliente não significa bajular ou ter uma equipe sorridente. O escritório não precisa dar brindes, mas sim, ajudar o cliente a entender exatamente como interpretar os relatórios de contabilidade e como melhorar a gestão e as margens da empresa com esses dados.

E ainda ajudá-lo no início de cada ano a estimar em orçamento quais são os valores de tributos que ele precisará pagar e em quais meses ou períodos deve prever em seu fluxo de caixa, certamente o cliente se sentirá muito mais valorizado que ao receber um calendário de mesa com o nome de seu escritório contábil por uma assistente sorridente.

Impulsione a produtividade

Impulsionar a produtividade da equipe interna é a segunda grande tendência que comporta outras menores dentro de si. Essa tendência vem sempre acompanhada de uma questão: “Como permitir que minha equipe seja altamente capacitada para atender aos clientes, adotar uma postura de consultoria e ainda realizar suas tarefas rotineiras? ”.

É preciso apreender a otimizar o tempo para não trabalhar além do necessário. Há tempo e lugar para tudo, portanto disciplina é tudo. Além disso, trabalhar em excesso não só é improdutivo, como pode ser até prejudicial.

A eficiência do trabalho está ligada diretamente à maneira como a agenda é organizada. Independentemente de ser física ou eletrônica, é importante que distribua as tarefas ao longo dos dias para não ficar correndo contra o tempo depois.

Destaque-se da concorrência

Também é importante inovar, ou seja, apostar em estratégias que diferenciem o seu escritório das outras empresas de contabilidade. Você pode fazer isso por meio das metodologias utilizadas na divulgação do seu negócio ou oferecendo serviços diferenciados.

O importante é buscar maneiras de se destacar no mercado, lembrando sempre que as pessoas optam por fazer negócio com empresas em que confiam.

Preciso de um sistema de gestão erp?

Sistema de gestão atualmente, toda empresa precisa possuir um planejamento eficiente para conseguir prosperar de uma forma saudável e rentável, independentemente do tamanho ou área de atuação organização é o passo inicial.

E a adoção de um sistema de gestão eficiente pode ser o caminho.

Certa de 95% das empresas nacionais já fazem uso de um sistema de gestão para auxiliar em todos os processos do negócio. E segundo essas empresas, um software assim traz uma série de vantagens para conseguir um maior controle e produção de todo negócio.

Separamos alguns dos benefícios que um sistema de gestão pode trazer para o seu escritório, confira!

Integração dos sistemas de gestão

Sistemas de gestão é composto por uma série de softwares que vão trabalhar de forma integrada para garantir o controle de toda a organização, garantindo uma visão geral e especificada da sua empresa, o que aumenta a eficácia na tomada das decisões.

Redução de erros

Outra vantagem é a redução de erros, principalmente os operacionais. Isto é possível porque as informações serão mais precisas, consolidadas e ficará muito mais fácil administrar os diversos setores da empresa.

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e não deixe de comentar os maiores problemas que seu escritório passa ou já passou. Queremos de ouvir!