quinta-feira, outubro 29, 2020
Home > Artigos > O que é ERP?

O que é ERP?

O ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, que nada mais é do que um sistema de gestão empresarial. Entende-se que o software ERP é um sistema de informática que auxilia, organiza e estrutura as operações diárias de uma empresa. É responsável por todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa, desde área contábil até a financeira, controle de estoque, compras e fluxo de caixa.

Em sua essência um sistema ERP, integra os departamentos da companhia, de forma que todos façam parte de um sistema unificado, facilitando a comunicação e desenvolvimento. Um software de gestão reduz os custos e torna mais fácil o gerenciamento do seu negócio.

Comprar um ERP?

Um sistema de gestão ERP não é igual um produto que você pega da prateleira e coloca no carrinho, instala no computador e está pronto para uso. A verdade é que para empresas de segmentos diferentes, os programas são diferentes, a empresa que fabrica remédios tem necessidades distintas da que trabalha no ramo dos transportes. Enquanto uma se preocupa em obtenção de matéria prima, a outra atenta-se aos gastos com combustíveis e pedágios.

Outras funcionalidades de um software ERP é que existem outras plataformas e licenciamentos para se trabalhar. Sistemas em servidores próprios ou terceirizados e também computação nas nuvens (Cloud Computing). As soluções baseadas em cloud computing costumam ter um custo menor, porque não demandam atualizações, servidores e manutenção, além de oferecer acesso fácil para colaboradores fora da dependência da empresa.

Vantagens de Sistemas ERP

  • Evita trabalho duplicado
  • Ajuda na comunicação interna
  • Auxilia na elaboração de estratégia
  • Diminui tempo de entrega
  • Agiliza a execução de processos internos

Escolhendo uma solução ERP

Vale lembrar que para cada tipo de negócio é necessário um tipo de software específico para melhor atender os objetivos da sua empresa. Um sistema ERP integra, organiza e facilita a vida do seu negócio. Escolher uma entre várias empresas que trabalham com esse sistema de gestão pode ser difícil, mas lembre-se de analisar primeiro os objetivos do seu negócio.  A SuperSoft conta sistemas de gestão que facilitam a vida de micro e pequenas empresas, distribuidores, atacadistas e áreas contábeis. Acesse e conheça as vantagens das ferramentas clicando aqui.

faça um teste grátis