quinta-feira, outubro 29, 2020
Home > Artigos > O que é contabilidade?

O que é contabilidade?

o que é contabilidade?

Estamos todos os dias envolvidos e falando sobre contabilidade, sobre processos gerenciais, legais, fiscais e burocráticos, mas afinal o que é contabilidade?

Estamos todos os dias envolvidos e falando sobre contabilidade, sobre processos gerenciais, legais, fiscais e burocráticos, mas afinal o que é contabilidade?

O que é contabilidade?

A contabilidade é a ciência que estuda as variações quantitativas e qualitativas ocorridas no Patrimônio, ou seja, os conjuntos de vens, direitos e obrigações das entidades.

É através dela que é fornecido o máximo de informações que ajudam nas tomadas de decisões, estudando, interpretando, registrando e controlando o patrimônio.

A contabilidade é o registro sistemático e abrangente de transações financeiras pertencentes a uma empresa, e também se refere ao processo de resumo, análise e divulgação dessas transações para agências de fiscalização e entidades de cobrança de impostos.

Ela é uma das funções-chave para quase qualquer negócio. Ela pode ser tratada por um contador e contabilista em pequenas empresas ou por departamentos de financeiros com dezenas de funcionários em médias e grandes empresas.

Por que a contabilidade é tão importante?

Todas as movimentações existentes no patrimônio de uma entidade são registradas pela Contabilidade, que resume os fatos em forma de relatórios e entrega-os aos interessados em saber como está indo à situação da empresa.

É através destes relatórios que são analisados os resultados alcançados e a partir daí são tomadas decisões em relação aos acontecimentos futuros.

Sendo assim, a Contabilidade é a responsável pela escrituração e apuração destes resultados e é só através dela que há condições para se apurar o lucro ou prejuízo em determinado período.

Existem vários tipos de contabilidade?

A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial. A contabilidade financeira compreende todas as operações de pagamentos entre a empresa e o exterior (por exemplo, compras e vendas, operações bancárias) e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais.

A contabilidade empresarial ou analítica supõe o uso do cálculo de custos (com as suas correspondentes classes de custos, etc.).

Uma pessoa cuja área profissional é a contabilidade é conhecida como contabilista. No Brasil, para que um indivíduo receba o título de “Contador”, deve efetuar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. (Fonte: Significados)

O que é contabilidade de custos?

A contabilidade de custos, ao contrário da contabilidade financeira, abarca a contabilização de todos os custos e benefícios internos, incluindo a contabilidade das instalações, material e salários da contabilidade empresarial. A contabilidade de custos serve para:

  • Controlar a rentabilidade da empresa,
  • Elaborar a planificação da produção e do investimento;
  • Obter os dados necessários ao fecho do ano comercial e fiscal.

O que é contabilidade pública?

A contabilidade pública está relacionada ao registro sistemático das operações financeiras realizadas por todos os organismos do setor público.

O que é contabilidade gerencial?

Contabilidade gerencial é a área da contabilidade que procura estabelecer e determinar o crescimento e futuro de uma empresa.

Utiliza-se bastante de planejamento estratégico. Normalmente o ponto de partida é o plano de vendas, do qual derivam o plano (de custos) de produção, o plano de fornecimento e o plano de financiamento empresarial.

O que é contabilidade tributária?

Também conhecida como contabilidade fiscal, a contabilidade tributária é a área de aplicação das ciências contábeis que tem como objetivo apurar e conciliar a geração de tributos de uma determinada entidade. A contabilidade tributária fornece dados importantes para a apuração de tributos. (Fonte: Significados)

Já faço a contabilidade. Como melhorá-la?

Agora que você entendeu um pouco sobre o que é contabilidade, separamos aqui algumas dicas para você colocar a SUA contabilidade em ordem.

E caso esteja pensando em aperfeiçoar ainda mais a sua área contábil, clique aqui e conheças TODAS as nossas soluções e ferramentas para a área de contabilidade.

Como organizar a minha contabilidade?

Separe as contas pessoas das empresariais. Ter uma conta bancária dedicada, incluindo cheques e um cartão de crédito, poupa horas preciosas quando chega a hora de calcular despesas dedutíveis.

É difícil de fazer fora do portão, mas esta prática de contabilidade de pequenas empresas irá poupar-lhe grandes dores de cabeça na estrada.

Rastreie cada despesa. Rotule e categorize cada despesa, e acompanhe seu fluxo de caixa. Os dinheiros somam-se rapidamente e você pode ficar sem ele. Use seus cartões de crédito de negócios para todas as compras relacionadas a empresa e você não acabará com uma carteira cheia de recibos de papel para classificar.

Isso também significa que você pode ganhar recompensas ou reembolsar seus gastos depois. Mas quando o dinheiro é sua única opção, envie cópias digitais de recibos para seu software de contabilidade.

Outro recurso que ajuda muitas empresas e contadores, são softwares de XML, estes buscam todos as notas fiscais emitidas para a sua empresa. Assim fica mais fácil rastrear as despesas e ainda ter um controle sobre as NF-es emitidas contra o CNPJ da sua empresa. Clique aqui e conheça o BUSCA XML da SuperSoft Sistemas.

Registre os depósitos com precisão. Os empréstimos, as receitas de vendas e outras infusões de caixa são fáceis de perder, e isso pode levar a pagar impostos sobre rendimentos desnecessários.

Dedique o tempo para atualizar seus livros. Guarde algumas horas semanais em seu calendário para colocar a documentação necessária em ordem e evitar que os recibos e os recebíveis faturados se acumulem.

Expectativas de despesas principais. Atualizações de computadores, substituição de equipamentos e prazos de impostos não devem ser uma surpresa. Maiores despesas de capital geralmente ocorrem durante meses mais lentos, então avance para evitar uma crise de caixa.

Manter registos de inventário. Tenha um controle e evite mercadorias extraviadas – ou roubadas – organizando e observando as datas compradas, números de estoque, preços de compra, datas vendidas e preços de venda. Quanto mais organizado, melhor.

Aceitar pagamentos on-line e usar software de contabilidade pode ajudar a automatizar este processo para você. Um sistema de gestão automatizado ajuda sua empresa a organizar e agilizar todos os processos necessários. Clique aqui e conheça os sistemas de gestão da SuperSoft.

A SuperSoft possui softwares de gestão preparamos para sua empresa e para a receita. Conheça nossos sistemas de Controle de Vendas, Administrador de Escritório, Nota Fiscal Eletrônica, Controle de Estoque, Contabilidade, Folha de Pagamento, Escrituração Fiscal e muitos outros. Boa sorte na sua gestão ?