Home > Tópico > Jornada de Trabalho 12 x 36

Jornada de Trabalho 12 x 36

Início Fóruns SSFolha Jornada de Trabalho 12 x 36

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #9508

    Jornada de Trabalho 12 x 36

    Amparada por lei, a jornada de trabalho por escala 12×36, como o próprio nome diz, é você trabalhar 12 horas e descansar 36 horas.

    Diferente da jornada de trabalho “comum”, de trabalhar por no máximo 44 horas semanais, na escala 12×36 o funcionário trabalha por 12 horas e descansa por 36 horas. Sendo que no período em que está trabalhando, tem direito a 1 hora de intervalo.

    Até algum tempo atrás, essa escala de trabalho era permitida apenas em alguns casos, em profissões específicas, como vigilantes e profissionais de saúde.

    Com a reforma trabalhista essa permissão foi alterada e a jornada de trabalho 12×36 passou a ser permitida a partir de 23/04/2018 quando houver acordo ou conveção coletiva de trabalho ou quando houver contrato individual dentre as partes.

    Qualquer empresa pode usar essa metodologia de trabalho, desde que respeite a lei e não ultrapasse 44 horas de trabalho na semana.

    Caso o funcionário trabalhe mais que as 12 horas, todo o período trabalhado depois da 12ª hora será considerado como hora extra.

    Quem atua nesse tipo de escala, trabalha cerca de 180 horas no mês, exceto em casos específicos em que a carga horária semanal é diferenciada.

    Se analisarmos de forma simples, nessa escala o funcionário trabalha 1 dia e descansa no outro.

    Consequentemente, ele pode trabalhar nos fins de semanas, feriados e também a noite, visto que sua escala independe do dia e hora. Ou seja, a regra é seguir a escala 12×36.

    Como já mencionamos, nesse tipo de trabalho, o empregado trabalha um dia e folga outro. Desse modo, se considerarmos 30 dias no mês ele vai trabalhar cerca de 15 dias e folgar outros 15.

    Desse modo, a “folga” serão as 36 horas que ele tem de descanso após as 12 horas de trabalho. Não há folga do sábado ou domingos, como nos casos de escala 6×2, por exemplo.

    1 – Para cadastrar a Jornada de trabalho 12 x 36 no Sistema, acesse Manutenção/Funcionários/Tabelas/Jornadas/Cadastra

    Defina um código para a jornada, em Tipo de Jornada informe Jornada 12 x 36 e no Código esocial cadastre o abrev da empresa, em seguida underline e uma identificação que diferencie uma jornada de outra.

    Em seguida defina o horário de entrada e saída, as variações de entrada e saída, o tipo de intervalo e a hora inicial e final do intervalo.

    Salve o cadastro da Jornada.

    2 – Em seguida será necessário cadastrar o Turno correspondente a essa Jornada, acesse o menu Manutenção/Funcionários/Tabelas/Turnos(carga horária)/Cadastra.

    Defina um código e uma descrição para esse turno, em seguida dê enter, o sistema criará uma linha para cada dia da semana, coloque a jornada criada no primeiro dia da semana e dê enter, o sistema questionará se você deseja que essa jornada seja cadastrada também para os demais dias, clique em NÃO, em seguida, coloque o mesmo código da jornada alternando um dia da semana, desta forma ficará cadastrado um dia com jornada e o dia seguindo sem jornada, a totalização de horas semanais não poderá passar de 44 horas.

    Salve o cadastro

    3 – Cadastro da Carga horária

    Para cadastrar a carga horária acesse o menu Manutenção/Funcionários/Tabelas/Carga Horária/Cadastra

    Defina as horas nos dias da semana, sempre intercalando entre os dias, pois o funcionário irá trabalhar um dia e folgar no outro. E não esqueça que o total de horas terá de ser no máximo de 44 horas semanais.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.