Home > Tópico > Integração de dados do SSFiscal com SSContab

Integração de dados do SSFiscal com SSContab

Início Fóruns SSFiscal Integração de dados do SSFiscal com SSContab

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #695

    Integração de dados do SSFiscal com SSContab

    .

    Para a integração do SSFiscal com a Contabilidade (SSContab) primeiramente o sistema de contabilidade deve estar previamente parametrizado e configurado para que não existam inconsistências no momento da importação. Defina seu plano de contas, se utiliza centro de custo etc.

    Em seguida, no SSFiscal, nos parâmetros da empresa, acessando o menu Manutenção / Empresas / Parâmetros Adicionais da Empresa, aba ‘Exportações – Parte 2’, clicar que integra a Contabilidade, além de definir se há contabilização por centro de custo, se a exportação será realizada para a contabilidade da matriz ou da filial, se utilizará desdobramentos dos códigos fiscais. Definir também se os clientes e fornecedores serão analíticos ou sintéticos e se a cada novo cadastro de cliente ou fornecedor, o sistema criará automaticamente uma nova conta contábil no plano de contas da contabilidade.

    .

    .

    Após definir a parametrização, acessar Manutenção / Tabelas / Contas contábeis / Código fiscal e vínculo com livro caixa e cadastrar para cada código fiscal utilizado, as suas respectivas contas contábeis para integração. Para os Códigos Fiscais de “Entradas” e “Saídas” o sistema disponibiliza as “abas” para que você informe as contas contábeis para todos os valores que compõem suas Notas: Valor Contábil, ICMS, ICMS Sub. Tributária, IPI, INSS Retido na Fonte, PIS (se nos parâmetros adicionais da empresa você assinalou que o PIS se enquadra na forma de recolhimento não-cumulativa), COFINS (se nos parâmetros adicionais da empresa você assinalou que a COFINS se enquadra na forma de recolhimento não-cumulativa), PIS RF, COFINS RF e CSL RF. Se a empresa for optante do Simples e utilizar diferencial de alíquota de ICMS, para os códigos fiscais de entrada, você ainda terá a disposição a contabilização do valor do Diferencial de Alíquota. Se o valor do diferencial de alíquota de uma nota de entrada for negativo, ele será transformado em positivo e as contas débito e crédito serão invertidas.

    .

    .

    Para as Notas Fiscais de Serviços, que adotamos os Códigos 8.** o sistema disponibiliza as “abas” do Valor Contábil, ISSQN, IRRF, INSS Retido na Fonte e PIS (Se nos parâmetros adicionais da empresa você assinalou Lucro Real). É importante lembrarmos que, além dos Códigos Fiscais nos quais lançamos nossas “Entradas” e “Saídas”o sistema Fiscal faz a apuração dos seus impostos (COFINS, Contribuição Social, PIS, IRPJ, Adicional do IRPJ, Simples Federal, Simples Estadual), por isso você irá cadastrar as Contas Contábeis nas quais serão gerados os seus respectivos lançamentos na Contabilidade.

    Se informou que seus Clientes e Fornecedores serão “Analíticos”: – no menu Manutenção/Tabelas/Contas Contábeis/Fornecedores informe a conta contábil de cada Fornecedor, aquela conta na qual serão gerados os lançamentos de entradas, daquele fornecedor específico. – no menu Manutenção/Tabelas/Contas Contábeis/Clientes faça o mesmo para cada Cliente; todas as saídas para determinado cliente serão, também, lançadas na sua conta contábil específica. Se executou o procedimento nº 1, o cadastramento das contas contábeis torna-se bastante simples porque, clicando na pesquisa do campo, o sistema lhe mostra o plano de contas cadastrado no SSContab para aquela empresa. Basta, então, localizar a conta, clicar sobre ela e depois em “OK”. Ou poderá também digitar a conta nesse campo, desde que já esteja criada no Plano de Contas da contabilidade. Caso tenha definido que a empresa utiliza centro de custo, acesse o menu Manutenção / Tabelas / Centro de Custo e cadastre todos os centros de custo.

    .

    .

    Poderá então exportar os dados para a contabilidade de duas forma: via transferência e via arquivo.

    A exportação via transferência pode ser realizada quando os sistemas SSFiscal e SSContab estão instalados na mesma máquina. Deverá acessar o menu Utilitários / Exportação de Dados / Contabilidade / Transferência e informar o período a ser exportado, se detalhado ou totalizado, o tipo de totalização (diária ou mensal) e se desejar, informar um lote para melhor identificar esses dados nos lançamentos do SSContab.

    A exportação via arquivo é realizada quando os sistemas estão instalados em máquinas diferentes. É gerado um arquivo em formato txt. Acesse o menu Utilitários / Exportação de dados / Contabilidade / Arquivo. Sempre que realizar a exportação dos dados do fiscal para a contabilidade, seja ela via transferência ou arquivo, o sistema indicará caso exista alguma inconsistência, e trará um relatório de erros para facilitar as correções.

    Para conferir se a exportação foi realizada corretamente basta no SSContab acessar primeiramente o menu ‘Movimentação / Atualização de Saldos’ para que os dados sejam reprocessados e em seguida ‘Movimentação / Lançamentos Contábeis / Manutenção.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.