Home > Tópico > Escrituração E-LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real)

Escrituração E-LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real)

Início Fóruns SSContab Escrituração E-LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real)

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #9496

    Escrituração E-LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real)

    Para a entrega dos registros para ECF (Escrituração Contábil Fiscal) Lucro Real será necessária a utilização do Sistema Fiscal e do Sistema Contábil.

    Modulo Fiscal

    1 – No menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – aba identificação, foi criada as opções para definição de tipo de apuração dentro do regime Lucro Real.

    2 – Em seguida no menu Manutenção/Tabelas/Impostos Federais-Estaduais será necessário criar um imposto para IRPJ e outro para CSLL para que o Sistema possa realizar a impressão das guias de recolhimento e cálculo da estimativa por faturamento bruto.

    3 – no Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – aba Impostos e sub aba Impostos Retidos configure os impostos criados no item 2.

    Após o cadastro e configuração, o Sistema estará apto a fazer a apuração e emissão das guias de recolhimento.

    4 – Menus de Apuração do Imposto – Registros N620,N630,N660 e N670.

    • Para as empresas que apuram o Imposto de Renda e a Contribuição social pelo período anual e fazem o recolhimento por estimativa, o sistema irá apresentar os menus de “Estimativa e Apuração”,
    • Para as empresas que apuram o Imposto de Renda e a Contribuição social Trimestralmente, o sistema apresentará somente os menus de apuração
    • Os menus de “Estimativa Mensal para IPPJ” e “Estimativa Mensal para IPPJ” São responsáveis pelos registros N620 (demonstra o Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e N660 (Demonstra a CSLL) do SPED ECF.
    • Os Menus “Apuração IPPJ” e “Apuração CSLL” são responsáveis pelos registros N630 e N670 do SPED ECF.

    5 – Emissão da guia de recolhimento

    Para fazer a impressão/visualização da guia de recolhimento acesse o menu Relatórios/Guias de Recolhimento/Tributos Federais.

    6 – Parametrização da ECF (Escrituração Contábil Fiscal)

    Observação: Para a estimativa mensal, o sistema irá verificar:

    • os parâmetros da ECF em Utilitários > Exportação de Dados SPED > Escrituração Contábil Fiscal > Parâmetros para a apropriação de valores para a base de cálculo do imposto (Se Faturamento Bruto ou Balancete de verificação).

    Modulo de Contabilidade

    1 – Método de avaliação do estoque final

    Para que o registro L200 (que relacionam a metodologia de custeio de estoque) seja transportado corretamente para a ECF, deve-se incluir a informação desejada nos parâmetros do Modulo Contábil.

    Para isso acesse o menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – aba “Informações Adicionais”, e defina a informação desejada:

    2 – Informativo da composição de Custo – Registro L210 (apresentam as apropriações das contas do grupo de custos).

    Para a entrega dos registros L210 referente ao detalhamento da composição de custos, o usuário primeiramente deverá acessar o menu Manutenção/Relatórios/Composição de Custos e realizar a parametrização conforme a sua necessidade.

    Observação 1: As linhas de registros são importados pela tabela disponibilizada e utilizada pela ECF, não cabendo edição pelo usuário.
    Observação 2: O botão “Novo” da tela cria uma linha com a mesma numeração ao da linha selecionada, esta função será usada quando o usuário possuir a necessidade de definir mais de uma conta ou histórico para o registro.

    3 – Identificação da Conta (Ficha) na parte B – Registro M010 (cadastra os saldos iniciais no período da escrituração das contas da parte B utilizadas no e-Lalur e no e-Lacs)

    Para realizar o cadastro das fichas para o controle de saldos a serem compensados em períodos futuros, acesse o menu Manutenção/Fichas para o LALUR/LACS.
    A ECF faz controle distinto de cada ficha, portanto o cadastro no sistema deve ser separado para LALUR e para o LACS.
    Incluir as fichas conforme a necessidade de cada registro a ser gerado.

    4 – Lançamentos LALUR – Registro M300 (Demonstração do Lucro Real)

    Para realizar os lançamentos referente aos ajustes de exclusão e acréscimo acesse o menu Movimentação/Escrituração do LALUR/Ajustes do Lucro

    5 – Lançamentos do LACS – Registro M350 (PIS/PASEP Folha de Salários)

    Para realizar os lançamentos referente aos ajustes de exclusão e acréscimo acesse o menu Movimentação/Escrituração do LACS/Ajustes do Lucro

    6 – Lançamentos do LALUR e LACS na parte ‘B’ sem reflexo na parte ‘A’ – Registro M410 (Natureza da Receita)

    LALUR parte B

    Para realizar os lançamentos na parte B do LALUR acesse o menu Movimentação/Escrituração do LALUR/Parte B

    7 – LACS parte B

    Para realizar os lançamentos na parte B do LALUR acesse o menu Movimentação/Escrituração do LACS/Parte B

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.