Home > Tópico > Depreciação Automática

Depreciação Automática

Teste Fóruns SSAtivo Depreciação Automática

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #767

    Depreciação Automática

    .

    Para que o Sistema realize o cálculo da Depreciação e Correção Monetária automaticamente será necessário acessar o menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – aba Definições, e definir que  Realiza Cálculos Automáticos de Depreciação e Correção Monetária.

    .

    .

    .

    Na aba Referência deverá ser cadastrada a Data de início de uso do sistema, caso já existam valores de períodos anteriores calculados de outra forma. Esta informação é muito importante para a exatidão dos cálculos, e, após informada inicialmente, não deve ser alterada.

    .

    .

    .

    Para cadastrar os bens será necessário acessar o menu Manutenção/Bens Cadastra.

    Na aba Identificação do Bem o usuário deverá cadastrar o número da Chapa, que deverá conter até 08 caracteres alfanuméricos Na sequência, opcionalmente, poderá indicar a identificação do componente (até três caracteres alfanuméricos). Esta alternativa possibilita a movimentação dos diversos componentes através da chapa principal. O campo Denominação é destinado à descrição do bem.

    Preencha os Dados da Aquisição do Bem. O Valor Original é usado pelo sistema para calcular automaticamente o valor do bem expresso nos indexadores de acordo com a data de aquisição.

    Para o bem que foi reavaliado informe a chapa e componente que corresponde a reavaliação.

    .

    .

    .

    Na aba Informações Contábeis, o campo Lançamento Contábil deve conter o número que identifica o lançamento de aquisição do bem nos registros contábeis da empresa, porém esta informação é opcional. A Conta Contábil deve ser informada obrigatoriamente, e através do seu cadastro no item Manutenção/Tabelas/Contas Contábeis será possível determinar as taxas de depreciação para os bens pertencentes àquela conta. A Forma de Depreciação na Aquisição deve ser assinalada de acordo com o critério escolhido. O Centro de Custo será obrigatório para as empresas que utilizarem a contabilização por centro de custo.

    O grupo Índices Econômicos compreende os campos que indicam a cotação dos indexadores na data de aquisição do bem e o valor deste expresso pelo indexador. O preenchimento é automático e obrigatório. As Taxas de Depreciação são preenchidas automaticamente conforme foram configuradas nas conta contábeis, mas podem registrar percentuais específicos para cada bem inclusive para calcular a “depreciação acelerada” prevista na legislação fiscal.

    .

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.