Home > Tópico > Como parametrizar uma empresa optante pelo Lucro Real?

Como parametrizar uma empresa optante pelo Lucro Real?

Início Fóruns SSFiscal Como parametrizar uma empresa optante pelo Lucro Real?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #692

    Como parametrizar uma empresa optante pelo Lucro Real?

    .

    Para parametrizar uma empresa como optante pelo regime do Lucro Real, primeiramente deve-se acessar o menu Manutenção -> Empresas -> Parâmetros Adicionais da Empresa.

    Na aba ‘Identificação’ , em ‘Tipo da Empresa’ , NÃO deverão estar clicadas nenhuma das opções. Nesse caso, o sistema entende que se trata de uma empresa cujo regime de apuração é baseado no Lucro Real.

    .

    .

    .

    Já na aba ‘Impostos’, deverão ser cadastrados os códigos de impostos de acordo com o regime de apuração. O sistema disponibiliza para PIS o código 7 (PIS Não-Cumulativo) e para COFINS o código 8 (COFINS Não-Cumulativo). Porém, o sistema permite que os usuários cadastrem novos códigos de acordo com sua preferência, através do menu Manutenção -> Tabelas -> Impostos Federais / Estaduais -> Cadastra. Deverá também ser definido na mesma aba ‘Impostos’ , o mês de opção de PIS e COFINS não-cumulativos. E o valor inicial dos estoques.

    .

    .

    .

    A partir dessas configurações, em cada lançamento dos livros de entradas e saídas, haverá um campo ao final da tela onde estarão informados os valores de PIS e de COFINS para cada nota lançada.

    Lançamento do Livro de Entradas:

    .

    .

    .

    Lançamento do Livro de Saídas:

    .

    .

    .

    Em Relatórios -> Relatórios Auxiliares Mensais -> Apuração do PIS COFINS não-cumulativos, terá a apuração dos impostos, no período especificado na tela de geração do relatório, para conferência. Em seguida somente deverá emitir as guias de recolhimentos desses impostos através do menu Relatórios -> Guias de Recolhimento -> Demais Impostos Federais.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.