Home > Tópico > Como escriturar os Livros de Serviços Prestados e Tomados

Como escriturar os Livros de Serviços Prestados e Tomados

Início Fóruns SSFiscal Como escriturar os Livros de Serviços Prestados e Tomados

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #693

    Como escriturar os Livro de Serviços Prestados e Tomados nos sistemas SuperSoft

    .

    Para realizar a escrituração dos Livros de Serviço no SSFiscal, deverá em primeiro lugar verificar se nos parâmetros da empresa está definido que haverá a escrituração desse tipo de livro. Para tanto, deverá acessar o menu Manutenção – Empresas – Parâmetros Adicionais da Empresa, aba ‘Livro Serviços e Caixa’ Em ‘Livros de Serviços Prestados’ definir se escritura o livro, o número,a alíquota de ISSQN (caso tenha uma alíquota fixa, será levada automaticamente para a escrituração dos livros, porém permite a alteração no momento do lançamento), e o modelo do livro se 1, 51 ou 53. Poderá definir também o Código do Serviço que será levado para o lançamento, se possui retenção de INSS na fonte, se irá escriturar os itens das notas de serviços e se possui notas conjugadas. Informar em seguida, os dados para impressão. Poderá também ser definido nesse momento, a escrituração do Livro de Serviços Tomados.

    .

    .

    .

    Lançamento do Livro de Serviços Prestados

    .

    Modelo 1:

    .

    .

    .

    Modelo 51:

    .

    .

    .

    Modelo 53:

    .

    .

    .

    Para escriturar o livro de serviços modelo 1, 51 ou 53, deverá informar primeiramente em, Documento Fiscal’, o número da nota, a série, data de emissão e o código do serviço (se não foi previamente definido nos parâmetros da empresa, deverá ser informado em cada lançamento). Em ‘Tomador de Serviço’, informar os dados do tomador, CNPJ ou CPF, e a razão social, caso o tomador ainda não esteja cadastrado no sistema, poderá aproveitar nesse momento, para cadastrá-lo. O campo para informar o cod. da obra só ficará habilitado se a empresa estiver inicializada no sistema SSFolha e parametrizada como empresa de construção civil ou locação de mão de obra. Na aba ‘Informações da Nota Fiscal’ informar o CFOP e desdobramento (se houver), o valor total da NF, base de cálculo, alíquota, valor do imposto, e se há ISS retido. Também deverá informar os valores dos impostos retidos na fonte e de IRPJ e CSLL. As demais abas serão referentes a dados para exportação da declaração eletrônica de serviços, informar os centro de custo, dados para o Sinco e para o Livro Caixa.

    .

    Lançamento do Livro de Serviços Tomados

    .

    Lançamento do Livro de Serviços Tomados

    .

    .

    No Livro de Serviços Tomados você registrará todas as notas fiscais de serviços tomados. Sua escrituração é muito parecida ao do Livro de Entradas, com algumas informações a mais, que são: o Código do Serviço para recolhimento e o Modelo da Nota Fiscal para a DES – Declaração Eletrônica de Serviços. A DES é exclusiva do Município de São Paulo.

    Somente os municípios de São Paulo e Campinas possuem tratamentos específicos de acordo com as legislações de cada município, e apenas esses municipios poderão imprimir o livro.

    Para imprimir o livro, basta acessar o menu Relatórios/Livros Fiscais/Livro de Serviços/Modelo56,se o município for São Paulo ou Relatórios/Livros Fiscais/Livro de Serviços/Modelo3, se o município for Campinas.

    .

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.