quarta-feira, outubro 21, 2020
Home > Artigos > Folha de Pagamento: Aprendiz ou Estagiário?

Folha de Pagamento: Aprendiz ou Estagiário?

7 fatores para escolher o sistema de contabilidade perfeito

Folha de Pagamento – Com as constantes mudanças no mercado brasileiro e mundial as empresas começaram a buscar recursos para reduzir custos e ao mesmo tempo aumentar a produtividade e, consequentemente a competitividade e o sucesso financeiro da empresa.

As empresas começaram a adotar o programa de aprendizagem e de estágio, como uma maneira de obter os resultados que procura, além de introduzir o jovem no mercado de trabalho e dar a ele a experiência na área de formação.

Com base em informações sobre a Folha de Pagamento, separamos informações que podem ajudar no processo de contratação. Confira:

O que é Aprendiz?

Considera-se aprendiz o trabalhador maior de 14 anos e o menor de 24 anos que exerce atividades em curso profissionalizantes e na empresa, com o intuito de obter uma qualificação profissional. O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos.

A contratação de em aprendiz na empresa deve ser baseada em algumas normas reguladoras da legislação:

  • O trabalho aprendiz deve ser baseado na sua formação profissional;
  • A duração do seu trabalho diário não pode exceder 6 horas, estando impedido também de prorrogar ou compensar jornadas;
  • A jornada só poderá ser de 8 horas se o menor já tiver concluído o ensino fundamental, desde que as horas destinadas à aprendizagem teórica sejam computadas na jornada.

O que é Estagiário?

Considera-se como estagiário o estudante do ensino médio, tecnológico ou superior que exerce a atividade na empresa com o intuito de praticar os conhecimentos teóricos obtidos na instituição de ensino, como uma complementação educacional. A Lei 6494/77 define algumas regras para a contratação:

  • Deverá ser estabelecido um Termo de Compromisso de Estágio, descrevendo as condições em que o trabalho deverá ser realizado, no qual a escola assina como interveniente;
  • Jornada de trabalho na empresa deverá ser compatível com o horário escolar;
  • Empresa poderá oferecer uma bolsa mensal de valor pré-determinado;
  • Empresa deverá contratar um serviço de seguro de acidentes pessoais;
  • Contrato poderá ser rescindido a qualquer momento por ambos;
  • Estágio não configura vínculo empregatício.

folha de pagamento

Separamos também 3 dicas para você organizar a sua Folha de Pagamento!

Você está começando o seu negócio agora? Embora você esteja focado em todos os processos da nova empresa, é importante prestar mais atenção aos detalhes que podem “abrir ou fechar” a sua empresa durante a fase de arranque, como a Folha de Pagamento.

Se você não sabe muita coisa sobre folha de pagamento, não há melhor momento do que agora para apreender. Afinal, isso é algo que você precisará descobrir mais cedo ou mais tarde.

Contratar um novo empregado pode ser emocionante, estressante e demorado. E mesmo que a pessoa comece no dia seguinte, muitas perguntas serão direcionadas a você, baseadas em benefícios e processos da folha de pagamento.

Alguns proprietários de pequenas empresas lidam com todos os assuntos de folha de pagamento, enquanto outros passam isso para um profissional de recursos humanos ou outro funcionário (como um gerente oficial). De qualquer maneira, você deve certificar-se de que está em posição de responder a qualquer pergunta que surgir.

Aqui estão algumas perguntas de folha de pagamento de contratações que você deve esperar ouvir:

  • Como posso configurar meu pagamento para ser depositado diretamente em minha conta bancária?
  • Você cuida de pagar impostos locais ou é algo que eu tenho que fazer por conta própria?
  • Você pode explicar os tipos de impostos que serão deduzidos do meu salário?
  • O que devo fazer se o dinheiro não for depositado em minha conta?

Algumas dessas perguntas são susceptíveis de ser solicitado por cada pessoa que você contratar. Outras podem não ser tão comuns, mas elas certamente virão de vez em quando.

Como gerenciar a folha de pagamento?

  1. Não negligencie a importância da papelada do empregado. Se você está contratando empregados precisa conhecer todos os documentos necessários para a contratação e fiscalização por parte da Receita Federal;
  1. Crie um calendário de obrigações, assim você organiza a gestão burocrática da sua empresa e não esquece de entregar nenhuma obrigação ao fisco;
  1. Selecione um software de folha de pagamento. Embora você pode ser tentado a lidar com tudo por conta própria, é melhor escolher uma empresa de folha de pagamento que pode lhe fornecer a assistência que você precisa, independentemente da sua localização ou requisitos. Clique aqui para obter uma cotação de preços em serviços de folha de pagamento.