sábado, outubro 31, 2020
Home > Artigos > ERP: 10 fatores críticos para o sucesso de implantação

ERP: 10 fatores críticos para o sucesso de implantação

9 maneiras eficientes para organizar o seu estoque

ERP – No Brasil, com a desestabilização da moeda e o fechamento do mercado, muitas empresas começaram a se especializar e a buscar recursos e formas de melhorar a competência e a competitividade em todas as áreas, seja ela produtiva, financeira, serviços, custos e logística.

O mercado atual exige empresas desafiadoras e adeptas às mudanças que ocorrem atualmente, sempre considerando às necessidades dos clientes, as estratégias de negócios, a concorrência, as novas legislações, dentre outras coisas. Por isso, para manterem-se atuantes, necessitam de investimentos em inovação tecnológica, e melhorias em todos os processos e modelos de gestão.

Qual a importância de um sistema de gestão ERP?

Os sistemas integrados de gestão empresarial ERP (Enterprise Resource Planning), tornaram-se, nas últimas décadas, uma das mais importantes ferramentas utilizadas na gestão de negócios, que contribuem para o fortalecimento de empresas mais eficientes, com resultados primorosos, maior automatização de processos e melhor fluxo de informações apresentadas.

Separamos alguns fatores de acordo que podem garantir o sucesso da implementação de um sistema ERP. Confira abaixo:

  1. Obter a participação ativa da alta gerência;
  2. Implementar o gerenciamento de mudanças buscando reduzir o “medo” dos usuários pouco informados;
  3. Identificar os Usuários-chave, que são indispensáveis em seus respectivos departamentos;
  4. Escolher com segurança para Gerente do Projeto um profissional experiente e respeitado, de modo a descaracterizar o ERP como um sistema da área de informática, e sim como um redesenho do modelo de gestão;
  5. Planejar e realizar treinamentos;
  6. Definir claramente os diversos papéis na implementação do sistema, através da união de conhecimentos e esforços para o alcance do sucesso;
  7. Adaptar o sistema à empresa e vice-versa, refletindo sobre a realidade atual da empresa ou a utilização das melhores práticas;
  8. Escolher a consultoria adequada (know-how);
  9. Garantir a qualidade;
  10. Simplificar em todos os sentidos: na definição de modelos, no desenho da solução e na própria implementação do sistema.

O ERP proporciona soluções que beneficiam e melhoram a eficiência, qualidade e produtividade da empresa, elevando como consequência a satisfação dos clientes e o faturamento da empresa.

Reduzir custos e aumentar o faturamento são dois pontos que merecem atenção em épocas de instabilidade econômica. Visto que nem sempre uma coisa auxilia ou ajuda a outra. É por isso que existem ferramentas capazes de ajudar e melhorar esse processo.

Como ter sucesso na implantação de um sistema ERP?

O sucesso na implantação do ERP requer foco, empenho da organização e uma abordagem formalizada no gerenciamento do projeto. O que muitas empresas têm feito é reduzir sem planilhar, sem fazer relatórios. Não é para sair cortando tudo. Tem que ser feita uma análise antes. Será que este recurso diminuirá ou aumentará o retrabalho? Este funcionário pode fazer muita falta? O importante nestas horas é fazer uma organização e planilhar tudo, depois está na hora da ação.

Os sistemas ERP da SuperSoft Sistemas são feitos para atuar e resolver esses e muitos outros problemas. Os sistemas de Gestão – ERP são voltados ao segmento de pequenas e médias indústrias, principalmente dos ramos metalúrgico e alimentício. Os sistemas são modulares e integrados, de fácil utilização e excelente custo x benefício.

E mais! Os módulos podem ser adquiridos individualmente para cada setor da sua empresa. O que aumenta a agilidade na implantação e a oferta de soluções adequadas às necessidades específicas da empresa.