terça-feira, outubro 20, 2020
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Como ser um bom líder?

Uma dúvida entre muitos empresários, é como ser um bom líder nos tempos atuais. Muitos profissionais montam o próprio negócio e possuem conhecimento técnico na área de atuação, entretanto, sentem que deixam a desejar quando o assunto é gestão eficiente.

Possuir uma gestão de qualidade exige muito trabalho em equipe, que está diretamente ligado com a produtividade e a qualidade da empresa. O empreendedor precisa apreender a liderar, motivar e engajar os colaboradores. Por isso, veja neste post algumas dicas para se tornar um bom líder no seu negócio.

 

Desenvolver a pró atividade

O líder deve ser uma figura sempre presente na empresa. Ele deve conhecer os problemas do estabelecimento e junto com os liderados, buscar soluções para o negócio. O profissional que exerce a liderança deve ainda ser proativo diante dos desafios do cotidiano.

O bom líder precisa transmitir confiança para os subordinados mostrando que é capaz de conduzir a empresa para um caminho de sucesso. Ao estar atento ao que ocorre ao seu redor, o líder proativo faz intervenções positivas no ambiente de trabalho, como ensinar para um funcionário a maneira correta de se fazer certa tarefa.

 

Ser exemplo de responsabilidade

O exercício da liderança, mais do que ser algo imposto, é uma capacidade que se adquire por meio do respeito e da admiração dos liderados. Como cobrar uma meta de um funcionário se o próprio proprietário da empresa não cumpre os compromissos feitos?

Por isso, é tão importante que o bom líder seja um exemplo a ser seguido pelos colaboradores. Quando o dono do negócio é responsável, ético e cumpridor das normas, ele transmite uma imagem positiva para os membros da equipe. Dessa forma, o líder propaga uma cultura de respeito dentro da empresa.

 

Agir com transparência

Muitos gestores pensam que esconder os fatos do estabelecimento é melhor do que promover a transparência no ambiente de negócio. Porém, líderes que estão abertos ao diálogo criam melhores condições de trabalho dentro da empresa.

Nesse contexto, a transparência se torna o alicerce para um relacionamento de confiança mútua, que tende a se manter a longo prazo. Com isso, os colaboradores se sentem participantes dos rumos do negócio e buscam contribuir para a melhoria da empresa.

 

Motivar para engajar

Uma equipe desmotivada trabalha com baixa produtividade e com qualidade insuficiente. O bom líder deve ser sensível para identificar o que motiva seus colaboradores para poder impulsionar seu desempenho.

Nesse sentido, os microempreendedores têm mais condições de saber o que motiva a equipe, já que têm um relacionamento mais próximo com os colaboradores. Ainda assim, para aprender como ser um bom líder, você deve encontrar meios adequados para promover o engajamento dos funcionários na conquista das metas da empresa. Veja aqui os 4 sabotadores que podem acabar com o seu negócio.

Como esses meios variam conforme o ramo de atuação e a composição da equipe, o líder deve estar atento aos anseios e comportamentos dos colaboradores. Isso porque a motivação de um jovem solteiro, em início de carreira, pode ser bem diferente da motivação de um profissional casado, em torno dos 50 anos de idade.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de ver os 5 hábitos de um empreendedor bem-sucedido que você deve adotar. Compartilhe com seus amigos.

Como ser um bom líder?