segunda-feira, outubro 26, 2020
Home > Artigos > Como o ERP melhora o desempenho do seu negócio?

Como o ERP melhora o desempenho do seu negócio?

benefícios do erp

Por meio da integração de todos os departamentos e funções de toda a organização, aumentando a comunicação, a responsabilidade e melhorando o desempenho empresarial do negócio. Com o ERP, a informação de um departamento passa para outro a velocidade da luz e, depois de entrar no ERP, é possível ver as informações que ele procura.

Que tal um exemplo?

Anteriormente, se a pessoa de vendas coloca um pedido de venda, ele pode não ter qualquer informação sobre o estoque ou histórico do cliente, mas com ERP, seus vendedores têm todas as informações relacionadas em sua tela. Desse modo, eles conseguem consultar o desempenho de pagamento do cliente e seu limite de crédito definido pelo departamento de finanças. Além disso, o vendedor consegue enxergar o produto desejado desde o armazém até a entrega, por meio de um cronograma de entrega que a equipe de logística cadastra no sistema. Toda a informação necessária para gerenciar bem a empresa, acessível por meio de um clique.

Já o cliente, recebe informações completas a partir de um ponto único e sem quaisquer atrasos, como o valor da fatura exato, meios de pagamentos disponíveis, outros produtos ou serviços, ofertas e data de entrega. Isso não é possível por meio do trabalho manual ou do trabalho com sistemas desintegrados, instalados em cada departamento e realizando tarefas específicas. O ERP traz todos os departamentos em um único software e armazena todos os dados em um único repositório que permite as informações pertinentes de cada usuário autorizado. Isso melhora o funcionamento da organização imensamente. É assim que o software ERP pode melhorar o desempenho empresarial da empresa e assim que a Supersoft trabalha.

O que muda na sua empresa quando instalar um ERP Integrado?

O planejamento de recursos empresariais traz mudanças profundas. A implementação do ERP não é apenas a implantação do software que irá funcionar na empresa, se ela continuar trabalhando como está agora. O ERP trabalhará com processos eficientes e produtivos e eliminará rotinas redundantes e improdutivas, substituindo-as por operações muito mais eficientes.

Não é como software de contabilidade que segue regras e regulamentos internacionais para gerar os relatórios desejados. O ERP muda o funcionamento da empresa para fazer o trabalho de uma maneira muito melhor. Isso impede que diferentes departamentos relaxem pensando que os problemas existentes além do muro de seu departamento, são problema de outra pessoa. O ERP traz responsabilidade e atribuição para cada ação e decisão. Essas mudanças permitem que o ERP melhore o desempenho do negócio da empresa de uma forma incrível.

Como o ERP impacta o Gerenciamento?

O planejamento de recursos empresariais melhora o gerenciamento de projetos. Isso acontece devido a abrangência de todas as áreas funcionais de qualquer organização, como fabricação, vendas e distribuição, contas a pagar, contas a receber, inventário, recursos humanos etc. Assim, melhora a coordenação entre os departamentos para a execução de qualquer projeto. Outra vantagem com o ERP é sua capacidade de ajudar a gerência em uma melhor tomada de decisão. Relatórios por meio de ferramentas de business intelligence são utilizadas como sistema de apoio à decisão, sistema de informação executivo, mineração de dados e sistema de alerta precoce, que permite que a gerência tome decisões melhores mais rapidamente.

O cumprimento de políticas e boas práticas torna-se fácil e suave, mesmo no caso de organizações que trabalham com muitas unidades de negócios em locais distantes, a administração de qualquer não-conformidade ou má prática. Isso mantém a uniformidade de funcionamento em toda a companhia e melhora a credibilidade dela no mercado como um todo. A execução estrita da política e das boas práticas, faz com que o ERP melhore o desempenho do negócio.

Embora planejamento de recursos empresariais não ajude a trazer mais negócios antecipadamente, o melhor funcionamento interno permite decisões mais corretas e oportunas. Isso, certamente contribui em grande forma para aumentar o fluxo de negócios e as margens de lucro.

Enfim, como o ERP melhora o seu desempenho?

O ERP pode melhorar o desempenho de uma empresa, desenvolvendo a maneira mais eficiente de planejar e programar recursos e otimizar a produtividade. Um exemplo de como o ERP faz isso é usando fluxos de trabalho que agilizam os processos de negócios, monitoram cuidadosamente o desempenho dos funcionários e analisam os resultados.

Isso fornece aos empresários a visibilidade dos dados, permitindo que eles vejam quais partes de seus processos são mais produtivas e quais precisam ser melhoradas. O ERP também pode oferecer visibilidade dos dados aos clientes e fornecedores do usuário, permitindo que eles vejam os dados em tempo real e melhorem os relacionamentos em todos os aspectos do seu negócio.

A Supersoft investe pesado, inclusive, na integração do ERP com o sistema Contábil em utilização pelos contadores. Dessa forma, a empresa passa a integrar todos os elos de sua cadeia produtiva e fiscal, não sobrando nenhum fio desencapado que poderá, por ventura, causar problemas na organização.

Por que ERP Integrado é melhor do que o sistema de Nota Fiscal apenas?

O ERP pode eliminar muitos dos sistemas diferentes resumindo-os em uma única fonte, ou um sistema em que, por meio da integração, tudo está conectado. Os problemas criados por múltiplos sistemas separados podem ser muitos. O ERP pode eliminar muitos sistemas redundantes e salvar sua equipe de ter que configurar usuários em vários locais, reduzir erros de consolidação e oferecer a capacidade de olhar horizontal e vertical em toda a organização, tudo a partir de uma fonte. A consolidação de sistemas independentes melhora a eficiência operacional, aumenta a agilidade e reduz a possibilidade de falhas na integração.

Ter acesso imediato a dados importantes da empresa permite que os membros da equipe sejam mais inovadores e mudem a maneira como atendem os clientes. Quando tem acesso a dados de vendas em tempo real, você pode reagir mais rapidamente às tendências de vendas e certificar-se de que os produtos corretos estão em estoque.

Com a integração e as informações em tempo real disponíveis por meio do ERP, os gerentes e departamentos estão mais aptos a trabalhar juntos para aumentar a harmonia operacional. Com a Gestão à Vista baseadas em função, os usuários em toda a organização são capazes de acessar rapidamente as informações e os dados relevantes para fazer seus trabalhos de forma eficiente e rápida. Projetos e processos são mais facilmente acompanhados quando tudo está conectado. Por meio das oportunidades de colaboração proporcionadas com o ERP, você tem acesso às informações que dizem respeito diretamente às suas necessidades.

O ERP irá melhorar meus problemas?

As implementações de ERP realmente impulsionam a eficiência geral do processo e a inovação. Quando bem feito, o ERP pode reduzir os custos operacionais e melhorar os processos de negócios. Um sistema ERP integrado como o Supersoft permite uma informação mais precisa, reduzindo o risco nas atividades operacionais e permitindo uma melhor previsão.

A eficiência derivada de uma implementação de ERP vem do esforço manual reduzido, acesso fácil a informações críticas e menos troca entre sistemas. As novas capacidades adquiridas a partir do projeto ERP impulsionam a inovação no como seus funcionários podem atender melhor às necessidades dos clientes. Todo o projeto permitirá que sua empresa amadureça seus processos e realize mais com o mesmo ou reduzido esforço. Cada empresário quer estar à frente de seus concorrentes, mas só conseguirá isso com um sistema integrado. A maioria das decisões tomadas por eles será muito mais inteligentes que a concorrência.

Por que o ERP Supersoft?

Há muitos ERPs famosos no mercado com foco em empresas em início de vida, que não são verdadeiramente integrados. Colocando-se como o mais barato do mercado e outros slogans, esses sistemas não permitirão que você cresça de maneira integrada. Isso fará sua empresa perder, logo de início, muito do potencial que ela e seu esforço têm.

Diante disso, pergunto: o que é melhor? Um sistema com 25 anos de mercado, com 25 anos de melhores práticas e clientes satisfeitos, com 25 anos de melhorias nos processos, ou um sistema novo, sem todo esse conhecimento embarcado?

O ERP da Supersoft vem sendo melhorado por cada um dos seus de mais de 10 mil usuários, ao longo de sua vida. Uma sugestão de melhora no processo de pagamento ou de cobrança feita por um cliente, logo é disponibilizada para toda a base. Assim, a comunidade se fortalece e solidifica seus processos de suporte, deixando você com tempo e disposição para focar no seu CORE. Naquilo que só você sabe como que se faz.