segunda-feira, outubro 19, 2020
Home > Uncategorized > Como montar um escritório de contabilidade?

Como montar um escritório de contabilidade?

Uma dúvida comum entre recém-formados e aqueles que querem mudar de profissão. Um escritório contábil de sucesso é capaz de gerar uma boa receita. Por isso é preciso estar atento antes de começar a investir.  Separei algumas dicas para você começar com o pé direito. Boa sorte!

No começo, a localização é um fator muito importante.

Já sabe onde irá montar o seu escritório? O escritório contábil deve estar em um local de fácil acesso e de boa visibilidade. Um ponto próximo ao público alvo é uma ótima forma de publicidade. Também procure, se possível, abrir o seu escritório de contabilidade próximo aos órgãos públicos em que você terá maior contato: junta comercial, Secretaria de Fazenda Estadual, Ministério do Trabalho, Secretaria da Receita Federal etc. Assim fica mais fácil se deslocar.

Empregados – Contrate o mínimo necessário

Você precisará contratar empregados. No entanto, conforme o seu planejamento, comece com o mínimo necessário. Tenha em mente que o trabalho inicial de um escritório dependerá muito mais de você do que de seus empregados. Uma folha de empregados superdimensionada aumentará os seus custos e criará mão-de-obra ociosa.

Sócios

Um ou mais sócios são desejáveis não apenas para se dividir, mas imprescindíveis para complementar-se o conhecimento e dividir os problemas. Escolha sócios que são comprometidos e que vão, de fato, somar. Atributos como companheirismo, confiabilidade, honestidade e empreendedorismo são tão valiosos quanto o conhecimento Contábil.

Investimento

Este é um ponto crítico. Calcule e planilhe todos os custos. Seja minucioso. Contadores são muito bons em calcular os custos que envolvem as empresas de seus clientes. Coloque na ponta do lápis os custos fixos de energia, água, aluguel, pessoal e equipamentos (hardware e software) que você irá adquirir. E o mais importante, que geralmente se esquece: calcule o custo de oportunidade (não seria melhor aplicar este capital em outro negócio/investimento?).

O conhecimento contábil, logicamente, é muito importante – mas montar um escritório de contabilidade é algo que depende muito de planejamento e empreendedorismo.

gestão online, comercial, contábil, empresarial e industrial