quarta-feira, setembro 23, 2020
Home > Uncategorized > Como escolher um sistema ERP?

Como escolher um sistema ERP?

A cada dia que passa, o uso de um ERP (Sistema de Gestão Empresarial, na sigla em inglês) tem se tornado imprescindível em organizações de diversos tamanhos e segmentos.

Esse tipo de sistema é concebido para atender às demandas da maioria das áreas de uma empresa de maneira integrada, dando aos gestores do negócio importantes ferramentas para o controle de operações e planejamento.

Mas para que tudo isso seja verdadeiro na prática, o processo de escolha precisa ser muito bem delineado. Acredite, vários casos de insucesso na implementação de ERPs estão diretamente relacionados a escolhas malfeitas.

Por onde começar na escolha de um ERP?

Não definir previamente as necessidades e prioridades da empresa: Além de entender as necessidades, é preciso também identificar o real objetivo de implantar o novo sistema;

Deixar de criar um grupo (comitê) com autonomia para tomar decisões: É primordial que esse comitê seja formado e, de preferência, composto por participantes das diversas áreas da empresa;

Ignorar uma avaliação técnica dos sistemas: É importante saber se eles estão seguindo as tendências e se empresas do mesmo ramo de atividade os utilizam, ou seja, se são aderentes ao seu negócio;

Preciso comparar sistemas ERP?

Esquecer de comparar os sistemas levando em conta bases homogêneas: A comparação deve ser feita priorizando os processos mais importantes para a empresa e a integração com seus sistemas legados. Afinal, nem todos podem ser aderentes, mas a solução como um todo pode;

Desconhecer a capacidade e experiência de implementação dos parceiros disponíveis: É o mínimo para garantir o sucesso de um novo projeto ERP, além de avaliar comprometimento, metodologia utilizada e nível de conhecimento dos consultores que estarão envolvidos.

Como escolher um sistema ERP?

Antes de mais nada é preciso fazer algumas perguntas. O que sua empresa precisa? Quais módulos ela está realmente precisando? Qual sistema reduzirá os custos e o retrabalho? Posso confiar nessa empresa? Os preços são bons? Testei os sistemas? Esclareceram minhas dúvidas? O suporte é rápido e eficiente?

Muitas empresas só prometem. O ideal é que você pesquisa bastante e teste todos os sistemas. Não tenha medo de perguntar. Atendente não morde. Teste os sistemas, veja se ele atende o seu negócio e se ele ajudará a resolver os problemas que precisam de atenção. Após isso, aposte em um sistema que aumentará a eficácia gerencial do seu negócio.

Desconsiderar a melhor infraestrutura para suportar o ERP, em termos tecnológicos e econômicos: Nunca deixe de ter em vista as tendências do mercado, como por exemplo, a Cloud Computing;

Não avaliar todas as variáveis financeiras: Preveja no mínimo três anos de vida, tais como:

– Infraestrutura inicial e seu crescimento;

– Valor de compra ou locação de licenças do ERP;

– Custos de implementação;

– Custos de integração com seu legado;

– Custos de manutenção;

– Custos de acompanhamento pós-implementação.

Quanto custa um sistema ERP?

Quanto custa a contratação de um sistema ERP? São variados os custos demandados para a contratação, desde o investimento em infraestrutura, até o valor de customização do sistema. Não se tem valores específicos, o valor varia de R$19,00, por exemplo, até acima de R$5.000,00, depende muito da sua empresa e características dela. Por isso vale a pena não ter medo de testar. Teste quantos software você puder!

Existem empresas de sistemas de gestão, que oferecem softwares totalmente integrados que aumentam sua eficácia gerencial, além de controlar todos os processos da sua empresa. Há algumas ainda, que contam com um suporte diferenciado e ilimitado e uma equipe de especialistas prontos para te atender.  Quer saber mais sobre essas empresas? Clique aqui!

Custos com manutenção e suporte ERP?

Muitas empresas cobram um custo de manutenção, que pode variar conforme os módulos, tipo de licença adquirida e a manutenção realizada.

A maioria dos softwares ERPs oferecem sistemas de suporte e ajuda para os usuários, o que pode demandar custos mais elevados para a empresa. Geralmente suportes “Premium” incluem treinamento e consultoria personalizada, com um valor a ser pago à parte.

Por isso, a pesquisa e teste é fundamental na escolha de um sistema de gestão ERP. Existe empresas que oferecem suporte ilimitado e treinamentos eficientes, além de vídeos e fóruns atualizados, sem qualquer custo adicional. Clique aqui e saiba mais!

Um sistema ERP resolve os meus problemas?

Toda empresa precisa de planejamento para conseguir prosperar. Independente do seu tamanho ou área de atuação. E sem sombra de dúvidas querem aumentar o faturamento e reduzir custos. Veja 4 vantagens de adotar um sistema ERP.

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning), ao pé da letra, “planejamento dos recursos da empresa”, traz uma série de vantagens para as empresas conseguirem ter um maior controle de todo o negócio

Integração dos sistemas de gestão

Um sistema ERP é composto por uma série de softwares que vão trabalhar de forma integrada para garantir o controle de toda a organização em um só sistema. Possuir um software desses é uma mão na roda. Com ele você tem controle da sua empresa, além de organização e otimização.

Automação de controles

A empresa passa a contar com uma maior e melhor automação das informações que serão armazenadas de forma organizada, possibilitando que o proprietário ou responsável pela empresa tenha uma maior e melhor visão do negócio, podendo tomar as decisões de forma mais eficiente e precisa.

Padronização

A vantagem ao adotar um ERP é a “padronização” de todos os departamentos da empresa, inclusive das filiais, caso haja. Vendo todos os setores de sua empresa, com informações padronizadas, ficará muito mais fácil para gerir seu negócio.

Redução de erros

Outra vantagem é a redução de erros, principalmente os operacionais. Isto é possível porque as informações serão mais precisas, consolidadas e ficará muito mais fácil administrar os diversos setores da empresa.

Redução de custos

Com um sistema ERP, fica fácil administrar o seu negócio e reduzir custos. Tendo um maior controle de todos os processos da empresa, você prioriza as coisas importantes, organiza de acordo com a necessidade e reduz de acordo com a demanda. E aumenta o faturamento da empresa.

É muito importante lembrar que o processo de implementação de um ERP em uma empresa traz consigo uma grande carga de mudanças, que devem ser geridas com muito cuidado para evitar o insucesso da implementação e da operação.