sábado, outubro 24, 2020
Home > Artigos > 6 dicas para sua empresa superar de vez a crise e crescer

6 dicas para sua empresa superar de vez a crise e crescer

Que a economia brasileira está em crise todos já perceberam. Mas isso não é motivo para jogar a toalha e apenas lamentar o mau momento da economia. Principalmente se você é um empreendedor.

Acredite: mesmo na crise, existem diversas formas de você levantar seu negócio. Veja a seguir 6 dicas para conseguir tirar sua empresa da crise de vez.

1 – Dispense a vítima

Num cenário de crise, é importante que o empresário assuma o controle da situação e não se coloque na posição de vítima, ou seja, foque seus esforços na parte do problema que você pode resolver.

“Em vez de ficar reclamando, o empreendedor deve se perguntar: ‘Que parte deste problema eu posso controlar? ’ Olhar apenas para o que não tem solução é pura perda de tempo”, sentencia. Essa postura também ajuda a manter a equipe motivada e confiante neste momento difícil, caso contrário, fica bem mais difícil garantir a produtividade.

2 – Não culpe a economia

“Culpar o governo, a economia, a Dilma, não vai adiantar de nada. O empreendedor deve assumir integralmente a responsabilidade por ter que tomar medidas para superar as dificuldades”. Para ajudar nessa tarefa, o empresário deve pergunte-se de forma objetiva: “Como eu posso contribuir para melhor a situação? ”.

3 – Tenha um plano de negócios

Você já deve estar cansado de ouvir que sua empresa precisa ter um plano de negócios bem estruturado. Pois adivinhe: isso é ainda mais necessário em épocas de crise. Num período como este, às vezes a empresa tem que diminuir de tamanho, e isso depende de um plano de negócios bem estruturado. E não vale ter o plano apenas “para ficar na prateleira”. É preciso um trabalho bem feito.

4 – Diferencie-se

Na crise, quem vende commodities fica mais vulnerável. Por isso, estude uma forma de diferenciar seu produto dos concorrentes.

5 – Mantenha o foco

Se sua empresa está sofrendo com pouca liquidez, é hora de focar no que ela faz melhor. Em momentos como esse uma boa estratégia é focar as energias no seu cor business, aquilo que sua empresa faz melhor.

6 – Seja rápido

Para superar a crise, é necessário ser ágil. Precisa de agilidade no diagnóstico do que está acontecendo. Após identificar o que precisa ser feito, faça. Se ficar adiando a situação, a empresa sangra e pode acabar morrendo.

gestão erp