quarta-feira, julho 6, 2022
Home > Artigos > 5 estratégias para fazer sua empresa crescer em 2021

5 estratégias para fazer sua empresa crescer em 2021

5 estratégias para fazer sua empresa crescer em 2021

A maioria das empresas enfrentaram grandes dificuldades durante o ano de 2020, por isso é crucial traçar novas estratégias para que 2021 seja de longe melhor que o ano passado. Por mais instável que pareça estar este começo de ano, estar preparado é essencial para manter sua empresa no mercado.

Implementar estratégias fáceis ajudará sua empresa a decolar em 2021. Separamos algumas dicas que você precisa adotar para começar o ano de pé direito. 

Conheça sua equipe

Como conhecer melhor minha equipe de trabalho? Por mais clichê que possa parecer, conhecer sua equipe é o passo inicial. Depois de um ano de grandes desafios, e ainda pior com um cenário de pandemia, entender o emocional e profissional da sua equipe se faz primordial.

Faça um bate papo com as equipes, converse sobre desafios, oportunidades, estratégias e objetivos. Coloque como pauta o que a pandemia vai acrescentar ou mudar na rotina; a importância do trabalho em equipe; a proteção contra o COVID-19 até a vacinação da população, e outros temas que forem importantes para a sua empresa. Nesse momento é importante passar segurança a sua equipe e prepará-la para o ano de 2021.

Conhecer melhor sua equipe se estende também a novas contratações. Não dá para definir o perfil dos colaboradores sem conhecê-los, por isso é essencial observar de perto, não apenas o desempenho, como as próprias competências, o comportamento, a personalidade e as necessidades desses profissionais. Quando esse mapeamento estiver pronto, comece a definir como cada pessoa pode utilizar suas competências ou desenvolver os seus potenciais em determinadas funções.

Gerencie melhor o seu tempo

Como aumentar a produtividade na minha empresa? Para isso é preciso administrar melhor o seu tempo. Quando você não sabe como gerenciar melhor seu tempo, descobrirá que leva mais tempo para que as tarefas sejam concluídas. Existem duas razões principais pelas quais as pessoas falham no gerenciamento do tempo: a falta de atenção aos detalhes e a falta de ação suficiente, ambas as quais levam à procrastinação.

Não existe uma resposta única que irá melhorar a gestão do tempo no trabalho de todas as pessoas do mundo. Cada pessoa tem sua própria personalidade e estilo de trabalho. Você pode começar com as dicas a seguir:

Defina uma programação: planeje tudo com antecedência. Se você quiser tirar uma tarefa importante da lista, faça agora mesmo. Isso tornará mais fácil organizar sua rotina no dia a dia.

Distribua seu tempo: definir uma programação é só o começo. Agora é preciso de organizar para conseguir fazer todas as tarefas dentro dos prazos e com qualidade. De acordo com cada tarefa e ordem de prioridade, distribua seu tempo para que possa realizar todas as tarefas da sua programação, seja diária, semanal ou até mesmo mensal.

Conheça sua rotina: o importante é conhecer a sua rotina de trabalho para não haver brechas para a procrastinação. Lembre-se se deixar pausas durante a sua programação. Aqueles 10 minutos de descanso ou até mesmo para ir ao banheiro ou beber um café. Sua mente precisa recarregar para manter seu ritmo de trabalho produtivo e com saúde. 

Crie estratégias de marketing

O marketing é muito importante para o crescimento da sua empresa, porque é através dele que as pessoas encontram a sua empresa e os seus produtos. Tornar o marketing uma prioridade facilitará muito a obtenção de novos clientes e o ajudará a expandir seus negócios.

Para ter o máximo de sucesso com seu negócio, você deve saber algumas dicas para começar a criar as estratégias de marketing da sua empresa.

Sua empresa precisa de um site: a maioria das pessoas pesquisam antes de comprar algo, e umas das primeiras pesquisas começam pela internet. Lembre-se que o seu site é a porta da frente da sua empresa. Certifique-se de que seu site esteja atualizado, atraente e disponível para os clientes o tempo todo.

Utilize as ferramentas do Google: o Google oferece diversas ferramentas que podem aumentar a visibilidade da sua marca, assim como melhorar processos da sua empresa. O Google Ads é uma ferramenta que possibilita colocar seu site na primeira página de pesquisa do Google de maneira paga. Assistindo alguns vídeos no Youtube você já consegue criar suas primeiras campanhas no Google Ads e começar a atrair novos clientes.

Você também pode contratar alguém para fazer isso para você, existem vários profissionais de marketing com experiência nessa plataforma.

Tenha um blog: conteúdo hoje é a principal ferramenta de atração de novos clientes. Todo mundo consome conteúdo o tempo todo. Seja ele na TV, jornais, revistas, sites e blogs. Criando um blog para a sua empresa você aumenta as chances de as pessoas conhecerem a sua marca de forma orgânica e gratuita.

Uma das plataformas mais usadas para a criação de blogs ou até mesmo sites, é o WordPress. Além de ser gratuito, é fácil de ser configurado.

Esteja nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas muito poderosas e importantes para aumentar a visibilidade da sua marca e atrair novos clientes.

Para aproveitar as vantagens dessas ferramentas é importante entender como tornar sua presença algo agradável e benéfico para todos os usuários que visitam a sua página. Isso aumentará a sua base de interessados e futuramente até novos clientes.

Além de fornecer bom conteúdo, você também deve oferecer aos clientes algo de valor que eles possam realmente usar. Por exemplo, você pode escrever e publicar notícias e dicas sobre a área da empresa ou profissão, além de atualizações legislativas, ou ainda, informações sobre mercado e tecnologia.

Quanto melhor for o conteúdo apresentado pela sua empresa, melhora será a sua campanha de redes sociais.

Continue aprendendo

A maioria das pessoas não está disposta a despender tempo e esforço em treinamento e educação, mas é vital que você tenha certeza de que toda a sua equipe está bem treinada e ciente de como fazer seu trabalho adequadamente.

Eles se encarregarão de obter os melhores resultados do seu negócio. Ao fazer isso, você poderá obter melhores resultados de seus funcionários e poderá dar-lhes melhores incentivos para um trabalho de melhor qualidade. O treinamento de funcionários aumentará lentamente sua produtividade e reduzirá seus custos.

Seu negócio sempre pode melhorar, por isso é importante sempre ter algum tipo de novo treinamento para que seus funcionários estejam sempre melhorando. Isso ajudará toda a sua empresa a apresentar melhores resultados. A última coisa que você quer é ver sua empresa lutando para sobreviver por causa de funcionários mal treinados.

Sem trabalho manual

Outro grande ponto que pode ajudar sua empresa a crescer em 2021 é ter como parceiro uma empresa de software especializada no segmento do seu negócio.

Investir em programas de gestão especializados, garantem um controle 360 do seu negócio, além de automatizar todos os seus processos de forma rápida e segura.

Sistemas de gestão online oferecem ainda mais agilidade para a sua empresa, pois oferecem mais mobilidade e acessibilidade, já que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo com acesso à internet e quantas vezes você precisar. Reduza seus custos e chega de fazer trabalho manual, migre para um sistema de gestão online para aumentar sua competitividade e resultados no ano de 2021.