sábado, outubro 31, 2020
Home > Uncategorized > 3 dicas para diminuir os gastos da sua empresa

3 dicas para diminuir os gastos da sua empresa

Você empreendedor sabe bem que a situação econômica não é das melhores, mas mesmo assim, sabe que não é hora de abaixar a cabeça e sim levantar e superar essa crise.

Para ajudar você nessa tarefa, confira nossas dicas!

Implante uma cultura de gerenciamento de gastos

Antes de adotar qualquer medida direta na gestão, o primeiro passo a ser dado é desenvolver entre os colaboradores uma cultura de gerenciamento de gastos, seja qual for o tamanho da equipe. Começar por isso é fundamental, porque sem o apoio das pessoas você dificilmente conseguirá implementar qualquer prática de contenção de despesas, pois são elas que estão no dia a dia, lidando com materiais e processos.

A principal mensagem refere-se à otimização e ao envolvimento de todos nesse processo. Para que isso fique bem claro e não gere ruídos, explique bem os motivos. A equipe precisa entender que isso não é algo ruim, mas, sim, benéfico e tem a ver com sustentabilidade e precaução. A finalidade é manter a saúde da empresa e promover um ambiente organizado.

Contrate um contador

Você deve estar se perguntando: se estamos falando em cortes de custos, qual o sentido de falar na contratação de um contador? É simples. Contar com esse profissional não é um gasto, mas, sim, um investimento que, mesmo sendo relativamente alto, proporcionará ganhos a longo prazo.

Ter a ajuda de um especialista é fundamental, mesmo que existe na equipe alguém com conhecimento em finanças. Um contador pode enxergar erros no seu planejamento financeiro que ninguém ainda havia visto, o que, no futuro, poupará sua empresa de prejuízos e gastos desnecessários.

Implemente um sistema de gestão

Em paralelo à cultura desenvolvida junto aos funcionários e às medidas de contenção, implemente um software de ERP (Enterprise Resource Planning ou, em português, Planejamento dos Recursos da Empresa). Trata-se de uma solução que permite gerenciar os dados de todos os setores de uma empresa de maneira integrada. Esta ferramenta possibilita o fluxo de informações de forma consistente, pois as etapas se completam e os processos se tornam mais claros.

Em relação aos gastos, o ERP gera economia porque elimina a necessidade de ter um sistema exclusivo para cada área e reúne tudo em apenas um lugar. Além disso, a integração ainda otimiza e agiliza os processos, já que os setores disponibilizam nele seus dados e não precisam ficar solicitando uns aos outros. Se a comunicação quiser imprimir uma revista para os funcionários, por exemplo, pode ir direto no sistema consultar a quantidade de colaboradores e os endereços, em vez de pedir essas informações para o RH.

gestão online, comercial, contábil, empresarial e industrial